A cárie dentária tem cura e o tratamento é cirúrgico, implicando a consulta ao Médico Dentista, visando remover a cárie e consequente restauração ou reconstrução da cavidade dentária, no caso da estrutura afetada comprometer apenas o esmalte e a dentina.
Nos dentes cariados em raras exceções é possível fazer uma remineralização natural do esmalte dentário no caso de cáries ou desmineralizações ainda muito superficiais, através de uma higiene rigorosa com o devido aporte de flúor.
- ESTOMATOLOGIA
- ODONTOLOGIA DO SONO
- BRUXISMO
- DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM) E DOR OROFACIAL
- PRÓTESES DENTÁRIAS
Perante estados mais avançados de cárie, ou seja, um dente com cárie profunda que já atinja a polpa dentária por exemplo, o tratamento poderá implicar previamente à restauração, procedimentos bem mais invasivos, nomeadamente a endodontia (desvitalização), ou em último recurso implicar mesmo a perda do dente ou a sua extração (“tirar o dente”).
Este procedimento cirúrgico (cirurgia ou operação), habitualmente, não dói pois é realizado sob anestesia local, permitindo que se possa realizar o tratamento sem que exista dor, para que seja reduzida ou atenuada a habitual ansiedade ou fobia que as pessoas têm de ir ao médico Dentista.
No tratamento da cárie dentária, o preço pode variar muito de acordo com tipo de tratamento a efetuar, tendo em conta a gravidade ou extensão da cárie, pois pode implicar desde uma simples restauração até à confeção e colocação de um pivot ou coroa fixa.
Fonte: https://www.saudebemestar.pt/pt/medicina/dentaria/carie/