O que você deve sabe sobre o aparelho ortodôntico

Existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos. Os mais comuns são o aparelho fixo e o aparelho móvel, e cada um terá uma função. O fixo ser usado para o correto alinhamento dos dentes, enquanto o aparelho móvel costuma permite que se corrija o palato, o osso que fica no céu da boca, e é muito usado no tratamento de crianças que ainda não tem todos os dentes permanentes.
Mas ainda assim, muitas pessoas acreditam que a função do aparelho ortodôntico ou aparelho dentário é somente estética, mas, além de servir para deixar o sorriso mais bonito, o aparelho ortodôntico pode trazer uma vida mais saudável. Pois, além de corrigir o apinhamento, que é quando um dente fica sobre outro e diastemas(os espaços que se parecem com falhas entre os dentes), o seu uso pode corrigir mordidas cruzadas ou mordidas abertas, que se caracterizam pelos dentes superiores não se encontrarem nos locais corretos com os dentes inferiores. Os aparelhos podem prevenir alguns problemas de saúde como: o desgaste excessivo dos dentes; dores de cabeça de origem muscular; barulhos do tipo estalos; problemas de fala, para mastigar e para engolir.
Somente seu dentista saberá indicar-lhe se você precisa de um tratamento ortodôntico, e não há idade certa para a avaliação. Está avaliação pode ser feita tanto em crianças, assim que os primeiros dentes permanentes comecem a aparecer, quanto jovens, adultos, sendo que há casos de até idosos realizando avaliações ortodônticas.
Então, não deixe de fazer uma avaliação com um dentista, pois dentes mal posicionados facilitam o aparecimento de cáries, de doenças de gengivas, de problemas de fala e atrapalham a autoestima.

Dra. Cibele Dutra Gontijo de Moura
CRO/RS-20.718

ESTOMATOLOGIA

A estomatologia lida com uma ampla gama de condições, desde cáries dentárias até lesões orais, infecções, tumores e doenças sistêmicas que se manifestam na boca.

ODONTOLOGIA DO SONO

A Odontologia do Sono, parte integrante da Medicina do Sono, tem como objetivo tratar pacientes com síndrome das apneias obstrutivas do sono (SAOS) e/ou ronco.

BRUXISMO

O Bruxismo é uma atividade repetitiva da musculatura mastigatória, que envolve apertar, ranger os dentes ou segurar a mandíbula. Pode ocorrer durante o dia (bruxismo