Cuidados com os aparelhos ortodônticos

Cada vez mais a procura por aparelhos ortodônticos cresce, não só por crianças mas também por adultos. Além de corrigir o alinhamento dos dentes e da mordida, o tratamento previne uma série de problemas relacionados com a articulação dental incorreta.
Não adianta corrigir a posição dos dentes e terminar o tratamento com muitas cáries e gengivas inflamadas. Para o tratamento com aparelho ortodôntico ser um sucesso é preciso ter atenção redobrada com a higiene bucal. Isso porque a escova e o fio dental encontrarão mais obstáculos na boca, como braquetes, fios e bandas.
Para que esse processo seja feito da melhor forma, a higiene bucal quando se usa aparelho é necessária para que os restos de alimentos que ficam presos no aparelho sejam removidos para evitar uma desmineralização dos dentes, inflamações e cáries.
Para escovar bem os dentes é preciso utilizar a escova interdental, que ajuda a higienizar de forma correta e eficiente entre os braquetes. Escolha uma escova com pontas e cerdas arredondadas e macias para não arrancar os braquetes e não machucar as gengivas.
Mova a escova de cima para baixo de forma suave entre os componentes do aparelhos e os dentes. A escovação horizontal (vai e vem) deve ser evitada, ela machuca a gengiva e provoca cavidades nos dentes. Os movimentos com a escova no sentido da gengiva para os dentes, como se estivesse “varrendo” e ao mesmo tempo massageando a gengiva, ajuda a remover a placa bacteriana e manter a gengiva saudável.
Escovar a parte superior da língua também faz parte da escovação, falta de higienização gera acumulo de saburra, uma bactéria responsável pela maioria dos casos de halitose. Bocheche com enxaguante bucal para refrescar sua boca e evitar o mau hálito. Caso você sinta dor ao escovar os dentes e sua boca estiver sangrando, entre em contato com o seu dentista.
É normal a escova de dentes durar menos tempo, isso acontece porque há maior superfície de contato e atrito, o ideal é que a escova seja trocada assim que as cerdas começarem a se abrir.
Vale lembrar também que, mesmo usando aparelho ortodôntico, é necessário usar o fio dental, com o auxílio do passa fio (que lembra uma agulha de plástico), é preso e pode ser passado por baixo dos arcos do aparelho para retirar os restos de alimentos. Palitar os dentes não substitui o fio dental, esse habito não é recomendado, pois pode se partir e deixar algum pedaço de madeira dentro da gengiva ou entre os dentes, além de poder causar retração gengival.
Caso seu aparelho esteja com algum fio solto, ou o braquete esteja machucando as bochechas, ou até mesmo a banda machucando a gengiva, é recomendado utilizar uma cera que não tem gosto e você põe em volta do braquete que está incomodando. Não se esqueça de tirar a cera para comer e de escovar os dentes e ir imediatamente ao seu dentista.
Evite alimentos com açúcar e pegajosos: balas, pirulitos, chicletes que prejudicam os dentes, aumentando o risco de cáries. Evite também alimentos duros como pipocas e amendoim, pois os restos podem ficar entre os dentes e ser difícil a remoção. Frutas como maçã e pera devem ser cortadas em pedaços, pois o impacto da mordida pode danificar o aparelho.

 

ESTOMATOLOGIA

A estomatologia lida com uma ampla gama de condições, desde cáries dentárias até lesões orais, infecções, tumores e doenças sistêmicas que se manifestam na boca.

ODONTOLOGIA DO SONO

A Odontologia do Sono, parte integrante da Medicina do Sono, tem como objetivo tratar pacientes com síndrome das apneias obstrutivas do sono (SAOS) e/ou ronco.

BRUXISMO

O Bruxismo é uma atividade repetitiva da musculatura mastigatória, que envolve apertar, ranger os dentes ou segurar a mandíbula. Pode ocorrer durante o dia (bruxismo